Realizou-se dia 12 dezembro 2025, na Sede da ABJC, o Colóquio "Timor-Leste: Resistir é Vencer!", com intervenções de Luís Cardoso, Takas, e Ana Gomes. ACEDA AOS VÍDEOS a partir das 00:00 horas de 20-12-2025:
No dia 4 de dezembro, pelas 17.00 horas, realizou-se mais uma "Conversa na Sede", dedicada esta ao tema "Eclipse solar total de 12 de agosto de 2026", a cargo de Luís Miguel Carolino.
1. Já acessível a intervenção do general Pedro Pezarat Correia no colóquio Angola - os meninos à volta da fogueira. 2. Na 1.ª semana de dezembro, oiça o podcast "A Saúde em estado crítico", da autoria de Jaime Mendes. 3. Dia 4 de dezembro, na Sede da ABJC, "O Eclipse Total do Sol de 2026", pelo prof. Luís Miguel Carolino.
Com grande participação, realizou-se dia 21 de novembro o colóquio intitulado "Angola - os meninos à volta da fogueira", da autoria de Pedro Pezarat Correia, que abordou a descolonização e a independência de Angola, proclamada há 50 anos, às 23 horas de 11 de novembro de 1975.
Teve lugar no dia 13 de novembro, na sede da ABJC, a 2ª sessão do Seminário Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo, dinamizado por Olga Pombo.
Como anteriormente referido, o objectivo do seminário é constituir um grupo de estudo para compreender, discutir, comentar o texto em causa de Bento de Jesus Caraça.
Com a participação de António Mota Redol e José Medeiros Pinto, estas Conversas na Sede n.º 2 abordaram o tema do "Apagão de 28 de abril de 2025". O Apagão na Península Ibérica teve início às 11.33 do dia 28 de abril de 2025, afetando Portugal continental, Espanha peninsular, Andorra e o sudoeste de França, registando-se ainda alguns problemas na rede elétrica europeia.
Legislação da UE relativa às mudanças de hora sazonais A mudança de hora na primavera e no outono na Europa é uma prática recorrente que data de antes da existência da UE.
A UE legislou sobre a hora de verão pela primeira vez em 1980, adotando uma diretiva destinada a coordenar as práticas nacionais existentes, a fim de contribuir para assegurar o bom funcionamento do mercado único.
Após 25 de abril de 1974, a situação dos oficiais do Movimento das Forças Armadas em Moçambique revelava-se explosiva, sendo o andamento do processo revolucionário travado a todo o momento pela hierarquia militar sancionada pela Junta de Salvação Nacional.
No âmbito da iniciativa "Conversas na Sede", a ABJC organizou, no dia 16 de outubro de 2025, às 17.00 horas, nas instalações da sua Sede, um debate sobre questões relativas à definição da Hora Legal em Portugal, com o Prof. Rui Jorge Agostinho.
Realizou-se na Sede da da Associação Bento de Jesus Caraça a 1.ª sessão do seminário "Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo".
Faleceu João dos Santos Caraça, Vogal do Conselho Geral da ABJC desde a criação da Associação. Velório amanhã, sexta-feira, dia 10 de outubro, na igreja de S. João de Deus,em Lisboa, a partir das 17.00 horas e o funeral no sábado às 10.30 para o cemitério do Lumiar.
A Associação Bento de Jesus Caraça convidou Viriato Soromenho-Marques para abordar o que significa viver hoje no Antropoceno, explicando esse conceito e a sua relevância para nos ajudar a (sobre)viver em conjunto?
A Associação Bento de Jesus Caraça, ciente dos valores que a inspiram, na esteira da vida e do percurso intelectual e cívico do seu Patrono, não pode ficar indiferente ao genocídio que está a ser cometido contra o Povo Palestiniano.
A gravidade da situação, salientada no relatório da 60.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, de 16 de setembro de 2025, que se disponibiliza aqui, não admite a indiferença.
O nosso associado Luís Crespo de Andrade, que já integrou a Direção da Associação, fez oferta de diversas publicações da autoria de Bento Caraça ou com a sua participação.
Acompanhe em vídeo a intervenção de Pedro Aires Oliveira no colóquio "Descolonização ou Independências", em que se abordaram aspetos do processo de descolonização e da sua representação histórica e política.
Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa
Faleceu com 101 anos o cientista e diplomata Herwig Schopper, que foi Diretor-Geral do CERN (Conselho Europeu para a Investigação Nuclear) entre janeiro de 1981 e dezembro de 1988.
Em mais este podcast promovido pela ABJC, demos a palavra à arqta. Helena Roseta sobre o tema da Habitação, mais precisamente da crise da habitação em Portugal e o seu relacionamento com a Democracia. Porque chegámos a esta crise? O que tem de ser feito ao nível do Estado? E o que tem de ser feito a nível local, pelas Autarquias e pelos próprios Cidadãos?
A ABJC publica hoje a versão digital da conferência de Bento de Jesus Caraça intitulada "Galileo Galilei - Valor Científico e Valor Moral da Sua Obra", que foi proferida na Universidade Popular Portuguesa a 22 de junho de 1933.
Os jornalistas José Luiz Fernandes e Sandra Monteiro, diretora do Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, forama os oradores do colóquio "Desigualdade e Comunicação Social", organizado pela Associação Bento de Jesus Caraça,
Conforme programado, procedeu-se nesta data à inauguração da Sede da Associação Bento de Jesus Caraça.
Com a presença de cerca de 50 associados, a sessão iniciou-se com uma breve intervenção do Presidente da Direção, Mário Simões Teles, a que se seguiu a do Presidente da anterior Direção, Luís Saraiva, abordando ambos as (prolongadas) diligências para a obtenção deste espaço junto da C.M. Lisboa.
A Associação Bento de Jesus Caraça levou a efeito, no próximo dia 23 de maio de 2025, na Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias (ao Campo Pequeno), o colóquio "Desigualdades, Desenvolvimento e Economia - convergências ou divergências?", por Rogério Roque Amaro, Professor Associado Jubilado do Departamento de Economia Política do ISCTE.
No âmbito da inauguração da Sede da Associação Bento de Jesus Caraça, editaram-se dois folhetos para informação dos associados e amigos, dando conta de algumas iniciativas recentemente executadas, com especial utilização de meios digitais e tendo em vista, por um lado, amplificar os meios de acesso à obra de Bento Caraça e, por outro, dar voz a diferentes cidadãos a propósito de temáticas de atualidade e especial relevância.
Na prossecução da sua missão, a Associação Bento de Jesus Caraça (ABJC), contactou diversas Bibliotecas e Câmaras municipais, no sentido de dar a conhecer o pensamento, a vida e a obra do seu patrono, em particular apoiando e colaborando diversas iniciativas associadas à divulgação das ciências, das humanidades e das artes nas suas diversas expressões.
Sala-espólio Hernâni Cidade, Biblioteca Municipal do Redondo, no dia 16 de maio, às 10 horas.
Teresa Tito de Morais toma a palavra sobre os caminhos de sobrevivência e esperança dos refugiados e dos Imigrantes, caminhos quantas vezes também de incerteza. E sublinha a necessidade de reforçar o respeito pelos direitos humanos no acolhimento dispensado aos que procuram uma vida melhor.
Conheça a biografia de Rabindranath Tagore que Bento de Jesus Caraça apresentou na Universidade Popular Portuguesa em 22 de janeiro de 1939 - agora reeditada pela ABJC em versão digital.
Aceda em ABJC/Contributos a intervenções e transcrições de debates organizados no âmbito das atividades da Associação Bento de Jesus Caraça e de estudo e interpretação da relevância do nosso Patrono na vida cultural, científica e cívica do nosso país e dos seus reflexos na atualidade.
Novos textos (set.2025): "Bento Caraça Grande Educador" por Ruy Luís Gomes e "Um aspecto da acção escolar do Professor Bento Caraça" por A. M. Sá da Costa.
A Assembleia Geral Ordinária da Associação Bento de Jesus Caraça teve lugar no dia 29 de Abril de 2025 em segunda convocatória às 18:00.
Estiveram presentes (virtualmente) 25 associados e representados mais 15. Como o número de associados em condições de participar na reunião era de 114, o quórum mínimo (20% dos associados) era de 23 associados o que foi excedido.
Assinalando o 51.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Associação Bento de Jesus Caraça presta homenagem a dois companheiros entretanto desaparecidos e que tiveram um papel relevante e interveniente nos últimos 50 anos da vida portuguesa. Ambos os textos que adiante se publicam são da autoria do nosso associado Manuel Martins Guerreiro.
Algumas ligações (designadamente para as versões digitais das obras de Bento de Jesus Caraça) podem apresentar resultados diferentes consoante o browser ou navegdor utilizado, designadamente mostrando o ficheiro direcionado no link ou apenas importando esse ficheiro para o seu computador, portátil, tablet ou telemóvel - onde poderá consultar o ficheiro.
Évariste Galois morreu aos 20 anos, vítima de um duelo em que se viu envolvido. Como escreveu Bento de Jesus Caraça, Galois, "nalgumas poucas páginas deixou matéria suficiente para revolucionar profundamente as matemáticas modernas. Sem ele, o caminho do desenvolvimento das Ciências Matemáticas teria sido outro."
Luís Farinha e Luís Costa Correia participaram no colóquio organizado pela ABJC na Biblioteca Palácio Galveias de evocação das eleições para a Assembleia Constituinte, 1975.
Publicamos AQUI a lista de perguntas enviada pela embaixada dos EUA em Lisboa a diversas Universidades portuguesas, mantendo o texto e numeração publicados na imprensa. “As missões diplomáticas dos EUA estão a rever todos os contratos e bolsas para garantir que estão em conformidade com as recentes ordens executivas da Casa Branca”.
Dando continuidade ao trabalho já realizado, colocamos hoje online a versão digital de "Duas Defesas", editada em dezembro de 1946 por Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça, que haviam sido demitidos em outubro pelo governo de Salazar, das funções que exerciam, respetivamente, no Instituto Superior de Agronomia e no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, atual ISEG). VER MAIS
Realizou-se no dia 6 de março de 2025, o Colóquio Território, assimetrias e bem-estar, apresentado Manuel Brandão Alves, na Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias, ao Campo Pequeno.
A partir de hoje, dia 24 de fevereiro de 2025, colocamos na internet um dos textos fundamentais de Bento de Jesus Caraça, "A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo". Clique no título ou na imagem para aceder à versão digital.
Carlos Branco analisa as circunstâncias que rodeiam a guerra e a paz na Ucrânia no novo quadro geo-político que sobressaíu nos últimos meses e a maior ou menor compreensão assumida pelos diferentes intervenientes, com especial ênfase para os dirigentes europeus.
Nas páginas da "Vértice" (1945-1946), António Sérgio e Bento Caraça dividem opiniões no domínio da história e filosofia da ciência.
Siga o percurso desenhado por Augusto Fitas.
João Ferreira do Amaral analisou neste colóquio, organizado pela Associação Bento de Jesus Caraça, diversos assuntos incluidos na temática "Desigualdade e Política Económica":
Realizou-se no Palácio Galveias a sessão programada, em que o jornalista e académico José Rebelo nos convidou a reflectir sobre factores que explicam o extraordinário impacto internacional da revolução portuguesa.
A Associação Bento de Jesus Caraça pretende reforçar a disponibilização pública do legado do seu Patrono e dar conta das atividades que desenvolve e promove, modernizando para o efeito, a sua plataforma na internet e dotando-a progressivamente de informação atualizada e mais desenvolvida.
Aceda AQUI a alguns registos sonoros e videográficos evocativos de Bento de Jesus Caraça. Seleccionámos registos identificados nos Arquivos da RTP, prevendo-se o progressivo enriquecimento dessa lista.
Luís Andrade aborda a "Biblioteca Cosmos", concebida e dirigida por Bento de Jesus Caraça entre 1941 até ao ano da sua morte de em 1948, publicando uma total de 145 números. E defende a atualidade desse projeto, como o definiu o próprio Autor: dar ao maior número o máximo possível de cultura geral.
José Francisco Rodrigues, sócio da ABJC, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do seu Centro de Matemática, foi eleito Presidente da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) para o biénio 2025-2026.
A Associação Bento de Jesus Caraça promoveu, no dia 4 de Dezembro, às 18.00, na Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias (Campo Pequeno, Lisboa) o colóquio intitulado “Os Desafios da Cidade Contemporânea” com a participação de Fernando Nunes da Silva e Jorge Gonçalves.
Os Encontros de Outono, organizados pelo Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, tiveram este ano como tema “Ciência, Técnica e Política na Ditadura (1926-1974)”, contando com a intervenção dos nossos associados Augusto Fitas e Luís Andrade.
Auditório da Fundação Cupertino de Miranda, V. Nova de Famalicão
No âmbito do Ciclo de Colóquios sobre sobre a Interdisciplinaridade e sobre Inteligência Artificial, promovido pela Associação Bento de Jesus Caraça, realizou-se no dia 23 de outubro de 2024, às 18.30 horas, o colóquio "Inteligência Artificial: história e prospectiva", com Carlos Fiolhais
Colóquio dia 25 de Setembro, às 18.30, na Sala Polivalente da Biblioteca do Palácio Galveias. Participação de Luís Moniz Pereira, Professor Emérito, Universidade Nova de Lisboa, Membro da Academia Europaea e António Barata Lopes, Professor do Ensino Secundário no Agrupamento de Escolas de Alvalade.
Colóquio “Vozes Plurais: mulheres em perspetiva – O 25 de Abril no Alentejo rural"
Coordenado por Maria Ana Bernardo, Manuela Oliveira e Diana Henriques
Apresentação na Feira do Livro de Coimbra da obra de Natália Bebiano "Bento de Jesus Caraça - uma Fotobiografia" com intervenção de Jaime Carvalho e Silva e moderação de Mário Teles
João Vaconcelos Costa e Rodrigo Brito dialogam sobre a relação entre o corpo e a mente, que foi sempre um dos temas centrais da filosofia, entre a perspetiva idealista/dualista e a perspetiva materialista. Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias, dia 21 de maio de 2024, às 18.30 horas.
Mário Simões Teles apresentou no Congresso Internacional 50 anos 25 de Abril uma intervenção sobre O 25 de Abril visto à luz das teses de Bento de Jesus Caraça,
Saudação ao cinquentenário da revolução do 25 de Abril de 1974
A força dos anseios expressos por Bento de Jesus Caraça: Liberdade, Humanismo, Cultura e Ciência
Diálogo entre Helder Coelho e Ernesto Costa, que terá lugar no próximo dia 14 de março de 2024, às 18.00 horas, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, 95, em Lisboa
A Assembleia Geral da ABJC reuniu, através de plataforma online, para apreciar e votar o Plano e o Orçamento relativos ao exercício de 2023 e o Parecer do Conselho Geral, que foram aprovados por unanimidade.
A Assembleia Geral da ABJC reuniu em sessão ordinária, através de plataforma online. A lista única dos corpos sociais para o biénio 2023-2025, proposta pela Direcção cessante, foi eleita por unanimidade.
Promovida pela Associação Bento de Jesus Caraça, realizou-se no dia 12 de Abril de 2023, através da plataforma Zoom, uma palestra de Luís Andrade sobre a Seara Nova, assinalando os 101 anos da sua existência.
Realizou-se a 24 de Outubro de 2022 um colóquio sobre as transformações no sistema monetário internacional. Intervieram Ricardo Reis, Norberto Rosa, João Rodrigues e Paulo Coimbra.
Exposição organizada na Biblioteca Nacional de Portugal pelo nosso associado Luís Crespo de Andrade, sobre a relevância da Biblioteca Cosmos e o papel desempenhado por Bento de Jesus Caraça.
Maria Emília Brederode Santos, Mário Figueiredo, António Dias de Figueiredo, Raquel Varela e João Caraça, com moderação de José Manuel Rosendo, analisaram as questões da Instrução, Tecnologia e Informação
Celebrar Abril é inspirar-nos no 25 de Abril de 1974, refletir sobre os seus valores e aplicálos no presente visando o futuro. Porque os valores de Abril - liberdade, cooperação, solidariedade, generosidade e democracia -são intemporais
Manuel B. Martins Guerreiro Mário J. B. Simões Teles
Realizou-se na Padaria do Povo a Assembleia Geral Extraordinária da ABJC. Um dos assuntos discutidos foi uma proposta de alteração do Regulamento da Associação.
Sessão evocativa do centenário da fundação da Universidade Popular Portuguesa, organizada pela Padaria do Povo, Associação Bento de Jesus Caraça e Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Realizou-se no dia 18 de Novembro de 2019, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, um colóquio sobre Bento de Jesus Caraça e o Projecto Cosmos - analisando a importância do Projecto no seu tempo e a sua actualidade.
A Direção da Associação Bento de Jesus Caraça entendeu voltar a realizar os Passeios no Tejo organizados no fim da década de 30 e início da década de 40 do século passado por um conjunto muito diversificado de opositores ao Estado Novo.
Realizou-se no dia 4 de Maio, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com o apoio do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, o colóquio Bento de Jesus Caraça e a actualidade da cultura integral.
No âmbito da colaboração estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Fundação da Casa de Bragança, proprietária da casa onde nasceu Bento de Jesus Caraça, foi desenvolvido, através da Fundação Mário Soares, um trabalho de musealização daquele reduzido espaço, em termos que permitissem ao visitante entrar no conhecimento da sua Vida e Obra.
Publicamos o texto da conferência "O dia em que nasceu a Ciência", de João Caraça, integrada na série que a Fundação Calouste Gulbenkian organizou sob o título genérico "Nas Fronteiras do Universo" e que incidiu sobre as observações astronómicas de Galileo Galilei.
Assinalando o Centenário do nascimento de Bento de Jesus Caraça, foi editado um CD-ROM com extensa informação sobre asua Vida e Obra, com destaque para as suas referências principais, a sua intervenção cultural e política, a sua luta contra a demissão imposta pelo regime fascista e a alargada depuração da Universidade.
Em 22 de Maio de 1933, constituiu-se em Lisboa a "União Cultural «Mocidade Livre»" que promoveu, logo no dia 25 do mesmo mês, nas instalações da Universidade Popular Portuguesa, a conferência inaugural de Bento de Jesus Caraça, intitulada "A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo".
Na noite de 10 de maio de 1933, mais de 50.000 pessoas acorreram à Opernplatz, em Berlim, correspondendo aos apelos das SA nazis ("Sturmabteilung" ou Divisão de Assalto) e da Liga dos Estudantes Alemães Nacional-Socialistas (NSDStB)
Aí se desenrolou, como em muitas outras cidades alemãs, a queima de milhares de documentos e livros etiquetados de “anti-alemães”.
A Associação está a lançar, mês a mês, versões digitais de escritos de Bento de Jesus Caraça, pretendendo assim contribuir para uma maior disponibilização dessas obras, procedendo também ao seu breve enquadramento.
No dia 15-06-1947 o governo de Salazar mandou publicar uma nota oficiosa em que dava conta da Resolução aprovada no Conselho de Ministros da véspera - e que apenas seria publicada no dia 18.
Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano, aquele teu retrato que toda a gente conhece, em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce sobre um modesto cabeção de pano. Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença. (Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício. Disse Galeria dos Ofícios.) Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florença. Lembras-te? A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria… Eu sei… Eu sei… As margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
O nosso associado Jorge Correia Jesuíno ofereceu à Associção, em 09-10-2025, um exemplar desta medalha comemorativa do centenário do nascimento de Bento de Jesus Caraça.
Desde o início da existência da Associação Bento de Jesus Caraça que diversos amigos e associados doaram livros relacionados com o Patrono, no âmbito da Biblioteca Cosmos, permitindo, designadamente, a organização da sua coleção integral.
Destacamos, desde já:
António José de Moura Duarte Vitorino Pedro Pereira Leite Joaquim Garrido Luís Saraiva
Não falte aos colóquios organizados pel ABJC:
A Associação Bento de Jesus Caraça dedica às independências das ex-colónias portuguesas um ciclo de colóquios sob o tema geral “Da Casa dos Estudantes do Império à criação da CPLP”.