NOVA PLATAFORMA ABJC

A Associação Bento de Jesus Caraça pretende reforçar a disponibilização pública do legado do seu Patrono e dar conta das atividades que desenvolve e promove, modernizando para o efeito, a sua plataforma na internet e dotando-a progressivamente de informação atualizada e mais desenvolvida.

Colóquio O Impacto Internacional da Revolução Portuguesa

18.00 horas

O jornalista e académico José Rebelo convida-nos a reflectir sobre factores que explicam o extraordinário impacto internacional da revolução portuguesa. Esse novo alento trazido por estes jovens Capitães que, em ligação com o povo, derrubam, praticamente sem mortes, a mais velha ditadura da Europa. Que ornamentam com cravos os canhões e as espingardas. Que prometem descolonizar. Que juram procurar, para um país membro da NATO, uma solução política original, recusando, portanto, novas formas de ditadura assim como modelos de democracia representativa julgados caducos.

Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias
Damos hoje início à publicação de intervenções gravadas (Podcast) sobre temas diretamente relacionados com a Vida e a Obra do nosso Patrono da Associação Bento de Jesus Caraça e outros temas de atualidade, que designámos genericamente como Dar a Palavra...
Siga AQUI a palestra do nosso associado Luís Andrade sobre a "Biblioteca Cosmos", disponibilizada no youtube.

Conheça, comente e divulgue esta iniciativa e esta primeira intervenção!

Aceda AQUI a alguns registos sonoros e videográficos evocativos de Bento de Jesus Caraça.
Seleccionámos registos identificados nos Arquivos da RTP, prevendo-se o progressivo enriquecimento dessa lista.
Visite AQUI a uma selecção de fotografias da autoria de Bento de Jesus Caraça, ilustrando as sua caminhadas pela Serra da Estrela, viagens que realizou a Itália e França e uma vista da Costa da Caparica, que frequentava regularmente.
São imagens de grande qualidade fotográfica, que foram realizadas há cerca de noventa anos e em que avulta o seu interesse complementar pela arte e pelas pessoas com que se cruzava.

NOTÍCIAS/INICIATIVAS

A Associação Bento de Jesus Caraça promove iniciativas que visam a promoção da cultura integral dos seus associados e de quantos nelas participam, enriquecendo o seu conhecimento e experiências.
A Associação Bento de Jesus Caraça promoveu, no dia 4 de Dezembro, às 18.00, na Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias (Campo Pequeno, Lisboa) o colóquio intitulado “Os Desafios da Cidade Contemporânea” com a participação de Fernando Nunes da Silva e Jorge Gonçalves.
Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias
No âmbito do Ciclo de Colóquios sobre sobre a Interdisciplinaridade e sobre Inteligência Artificial, promovido pela Associação Bento de Jesus Caraça, realizou-se no dia 23 de outubro de 2024, às 18.30 horas, o colóquio "Inteligência Artificial: história e prospectiva", com Carlos Fiolhais
Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias
Colóquio dia 25 de Setembro, às 18.30, na Sala Polivalente da Biblioteca do Palácio Galveias. Participação de Luís Moniz Pereira, Professor Emérito, Universidade Nova de Lisboa, Membro da Academia Europaea e António Barata Lopes, Professor do Ensino Secundário no Agrupamento de Escolas de Alvalade.
Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa
Colóquio “Vozes Plurais: mulheres em perspetiva – O 25 de Abril no Alentejo rural" Coordenado por Maria Ana Bernardo, Manuela Oliveira e Diana Henriques
Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa
Apresentação na Feira do Livro de Coimbra da obra de Natália Bebiano "Bento de Jesus Caraça - uma Fotobiografia" com intervenção de Jaime Carvalho e Silva e moderação de Mário Teles
Feira do Livro de Coimbra
João Vaconcelos Costa e Rodrigo Brito dialogam sobre a relação entre o corpo e a mente, que foi sempre um dos temas centrais da filosofia, entre a perspetiva idealista/dualista e a perspetiva materialista. Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias, dia 21 de maio de 2024, às 18.30 horas.
Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa

VIDA DE BENTO DE JESUS CARAÇA

Pode aceder aqui a dados da Vida de Bento de Jesus Caraça e da sua época. Figura relevante do tempo que viveu, Bento Caraça deixou uma marca inequívoca e singular na sociedade, como Cidadão e como Intelectual.

Nasce na Rua dos Fidalgos, em Vila Viçosa, numa dependência do Convento das Chagas, filho de Domingas da Conceição Espadinha e de João António Caraça, trabalhadores rurais da Casa de Bragança. Em julho, a família muda-se para a Herdade da Casa Branca, propriedade de Jerónima de Albuquerque, na freguesia do Montoito, concelho do Redondo. 

1907

A proprietária da Herdade da Casa Branca, Jerónima de Albuquerque, conhecedora dos invulgares dotes intelectuais de Bento Caraça, inscreve-o na escola primária de Vila Viçosa.

A 1 de Fevereiro, o rei D. Carlos e o filho primogénito D. Luís Filipe foram mortos no Terreiro do Paço, no regresso de Vila Viçosa. Os autores dos disparos, Manuel Buíça e Alfredo Costa, foram abatidos no local. O príncipe D. Manuel, ligeiramente ferido, foi aclamado rei aos 18 anos.

A 5 de Outubro de 1910, a República é proclamada em Lisboa, alastrando rapidamente a todo o país e às colónias. O rei e a família real fogem para Gibraltar.

1914

Bento de Jesus Caraça termina a 1.ª secção do curso geral dos liceus no Liceu de Santarém e prossegue os estudos no Liceu Central de Pedro Nunes, em Lisboa. 
 

A Alemanha declarou guerra a Portugal na sequência do apresamento de 72 navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados em territórios portugueses.
Na realidade, desde 1914 que se verificavam tensões militares nas colónias portuguesas com tropas alemãs.

1917

Jerónima de Albuquerque morre precocemente, deixando em testamento ao marido a Herdade da Casa Branca. A protecção pecuniária a Bento Caraça escasseia e torna-se incerta. 

Em tempos de carências, fome, agitação social e revoluções, lutas políticas, mortandades nas frentes de guerra, surgem as aparições de Fátima, relatadas por três pastorinhos.

O partido bolchevique, liderado por Vladimir Lenine, encabeçou, em Petrogrado, a revolução dos Sovietes, derrubando o governo provisório que sucedera ao czar Nicolau II, deposto a 15 de março de 1917.

Sidónio Pais derrubou o governo dirigido por Afonso Costa, destituiu o Presidente da República Bernardino Machado, suspendeu a Constituição de 1911 e, em 27 de dezembro, assumiu a Presidência da República, governando através de decretos ditatoriais, recrudescendo a violência da repressão. Será abatido na estação do Rossio no dia 14-12-1918.