Índice
| Introdução | 5 |
||
| Primeira Parte — O Sincretismo Infantil | |||
| 1 — A actividade visual | 11 |
||
| 2 — O pensamento e a compreensão na criança | 15 |
||
| 3 — Os desenhos de uma criança | 18 |
||
| 4 — A vista e o ouvido perante a aquisição das noções | 19 |
||
| 5 — A Leitura e o orgão da visão | 22 |
||
| 6 — Os bons hábitos no ensino da Leitura | 23 |
||
| Segunda Parte — Uma experiência pedagógica | |||
| 7 — O ensino da Leitura | 32 |
||
| 8 — Técnica das Lições | 34 |
||
| 9 — Evolução do vocabulário | 44 |
||
| Terceira Parte — Objecções levantadas ao Método Global | 55 |
||
| Conclusão | 71 |
||
| Apêndice | 75 |
||
| Nota A — A Escrita | 77 |
||
| Nota B — A Decomposição das palavras | 89 |
||
| Nota C — Exercícios de observação | 97 |
||
| Nota D — O Copiógrafo | 115 |
||
| Nota E — A Prensa Escolar | 117 |
||
| Bibliografia | 119 |
||