Por uma 'cultura integral'

Autor
João Caraça
Data

Bento de Jesus Caraça (1901-1948), foi uma figura destacada da cultura, do pensamento e da resistência à ditadura em Portugal. Matemático e professor catedrático, demitido por Salazar e preso pela Pide, apesar de ter morrido tão cedo teve uma intensa ação cívica e deixou uma valiosa obra. Agora, foi constituída uma Associação com o seu nome, que tem entre os seus criadores o filho, João Caraça, físico nuclear, doutorado em Oxford, professor, que durante muitos anos dirigiu o Serviço de Ciência da Fundação Gulbenkian e depois o Centro Cultural Gulbenkian em Paris - sendo agora, além do mais, presidente do conselho geral da Universidade de Coimbra.
Jornal de Letras: O que 'presidiu' à ideia de fazer uma Associação Bento de Jesus Caraça?
João Caraça: Torna-se mais do que nunca imprescindível compreender o mundo em que vivemos, bem como as escolhas que se configuram. Porque, igualmente mais do que nunca, num globo forrado de tecnologia, temos ainda mais necessidade de interro gar e aprender, observar, raciocinar e experimentar, ao longo de toda a nossa vida. A cidadania só se exerce plenamente através da participação. A mensagem fundamental de A Cultura Integral do Indivíduo - Problema central do nosso tempo, texto admirável que, meu pai escreveu em 1933, é a de que precisamos, todos, de saber de onde vimos, quem somos e para onde vamos. Mensagem que é válida hoje, como era então. Porque a cultura integral do indivíduo é o problema central de todos os tempos! Porque o mundo mudou. Mas é isso que importa! Que enquanto formos vivos, pela nossa acção, o mundo esteja sempre a mudar, não parando nunca de se transformar. É para contribuir para esta tarefa que a Associação Bento de Jesus Caraça surgiu.
Quem a integra ou pode integrar e quais os seus objetivos? A Associação foi criada em assembleia geral de 14 de julho e tem como objetivos divulgar a vasta obra e figura impoluta de professor e democrata, promover o debate em torno das suas ideias, valorizar o conceito de Cultura Integral, e agir. A direção é presidida por Luís Saraiva, a assembleia geral por Manuel Martins Guerreiro, o conselho fiscal por Fernando Gonçalves e o conselho geral por mim próprio- O Plano de Atividades da Associação foi apresentado no passado dia 10 de dezembro, numa sessão na Cooperativa Padaria do Povo. Todas as pessoas que se sintam motivadas pelos ideais da liberdade de expressão do pensamento e da dignidade da vida humana, poderão ser associados da ABJC. Para tal, bastará entrar na página www.associacaobentodejesus: caraca.pt e preencher a ficha de proposta de associado, clicando depois em "submeter".
O que é que a Associação já fez e o que tem projetado fazer? Para 2019 temos programado, para já, duas conferências sobre os temas "A Cultura Integral do Indivíduo à luz dos desafios actuais da sociedade" e "O Projeto da Biblioteca Cosmos: impacto na sociedade do seu tempo e a sua ctualidade ; a organização de uma discussão sobre o momento atual do sistema educativo; e a promoção de publicações relativas à figura de Bento de Jesus Caraça, tais como uma Fotobiografia (por Natália Bebiano) , A Lisboa de Bento de Jesus Caraça (por Helena Neves), bem como a reedição de A Cultura Integral do Indivíduo - Problema Central do Nosso Tempo,