Versão digital de A Vida e a Obra de Evaristo Galois

OB004

Évariste Galois morreu aos 20 anos, vítima de um duelo em que se viu envolvido.
Como escreveu Bento de Jesus Caraça, Galois, "nalgumas poucas páginas deixou matéria suficiente para revolucionar profundamente as matemáticas modernas. Sem ele, o caminho do desenvolvimento das Ciências Matemáticas teria sido outro."

O valor da obra de Galois tem que ser apreciado, não só em relação aos problemas que efectivamente resolveu, como também aos horizontes novos que abriu para a Ciência, designadamente sobre a teoria da resolubilidade por meio de radicais das equações algébricas.

A juventude de Galois também foi marcada pelo seu combate corajoso em defesa dos ideais republicanos, o que lhe valeu perseguições e prisão.

Publicamos hoje a versão digital da conferência de Bento de Jesus Caraça proferida no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, a convite da respetiva Associação Académica, em 31 de maio de 1932, dia do centenário da morte de Evaristo Galois.

Incluimos, no final da conferência de Bento de Jesus Caraça, um Anexo explicativo sobre conceitos matemáticos abordados ou referidos, que vão assinalados com um asterisco (*) no texto.