Seara Nova – 101 anos depois

Promovida pela ABJC, realizou-se no dia 12 de Abril de 2023, através da plataforma Zoom, uma palestra de Luís Andrade sobre a Seara Nova, nos 101 anos da sua existência.

A3_120423

A Seara Nova ocupou um lugar central no combate cívico e político dos democratas portugueses ao longo da ditadura salazarista e marcelista.A revista de doutrina e crítica serviu de tribuna - por vezes a única com alcance nacional - à quase totalidade dos homens de cultura que não abdicaram de expressar livremente o seu pensamento.
Simultaneamente, os seareiros mostraram uma coragem política e uma dedicação à respublica inexcedíveis, como os exemplos de Raul Proença, Jaime Cortesão e António Sérgio bem testemunham.
A acção cultural levada a cabo pelos fundadores da revista, em defesa do legado cultural contemporâneo, mostrou-se igualmente muito relevante, pois estiveram na origem da Universidade Popular Portuguesa, conheceram sede na Universidade Livre e editaram mais de seiscentos títulos, entre brochuras e livros.
Entre estas publicações, contam-se vários textos da autoria de Bento de Jesus Caraça, nomeadamente alguns das suas conferências mais afamadas. Porém, Bento de Jesus Caraça não foi autor regular da revista, cuja orientação mereceu-lhe, aliás, várias críticas privadas e públicas. Dirigiu-as tanto ao leque muito abrangente dos seus colaboradores quanto à orientação dos seus fundadores e directores, inspirada nos programas simultaneamente socialistas e liberais dos trabalhistas ingleses e dos sociais-democratas da Europa setentrional. 

online