Da Guerra e da Paz 2

18.00 horas

Com o mais descarado argumentário e outros tantos cobardes encobrimentos, estamos a entrar num tempo de guerra e de submissão efetiva dos povos e dos seus dirigentes. A Paz está em risco. O atropelo das regras até agora consensuais e a violência belicista imperante não auguram um caminho fácil para a resolução pacífica dos conflitos ou mesmo das diferenças. E, no entanto, a Paz é possível. Damos voz a experiências que partilharam a busca e a construção de soluções.

INTERVENÇÕES DE:

Seixas da CostaFrancisco Seixas da Costa nasceu em Vila Real e licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas em Lisboa. Trabalhou num banco e numa empresa de publicidade. Esteve fardado no 25 de Abril. Foi diplomata durante cerca de quatro décadas, tendo sido, nomeadamente, embaixador nas Nações Unidas, na OSCE, no Brasil, em França e na Unesco, depois de passar por Oslo, Luanda e Londres. Foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em dois governos socialistas. Chefiou o Centro Norte- Sul, do Conselho da Europa. Desde 2013, é consultor estratégico e membro dos corpos sociais de empresas no setor privado. Deu aulas em universidades, foi colunista em jornais, escreveu alguns livros e comentou em televisões sobre temas internacionais. 

Pedro Carlos da Silva Bacelar de Vasconcelos é natural da cidade do Porto, Doutor em Direito - Ciências Jurídico-Políticas - pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Professor Jubilado de Direito Público na Escola de Direito da Universidade do Minho. Foi deputado à Assembleia da República, Presidente da 1ª Comissão Parlamentar (Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) e Presidente da Delegação Portuguesa na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Foi Governador Civil do Distrito de Braga (1995/99). Desempenhou altas funções internacionais ao serviço da ONU, da UE, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Atualmente, é consultor jurídico do Governo da República de Timor-Leste.

Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias