Na prossecução da sua missão, a Associação Bento de Jesus Caraça (ABJC), contactou diversas Bibliotecas e Câmaras municipais, no sentido de dar a conhecer o pensamento, a vida e a obra do seu patrono, em particular apoiando e colaborando diversas iniciativas associadas à divulgação das ciências, das humanidades e das artes nas suas diversas expressões.
Embora nascido em Vila Viçosa, foi em terras de Montoito, concelho do Redondo, que Bento de Jesus Caraça (1901-1948) viveu os primeiros anos da sua infância e que, aos cinco anos, um trabalhador sazonal lhe deu a conhecer a «Cartilha Maternal» de João de Deus, iniciando-o na leitura... uma iniciação precoce e premonitória do seu futuro.
Relembre-se também que o Redondo é a terra natal de um ilustre camonionista, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hernâni Cidade (1887-1975), talvez a única voz dentro dos claustros universitários portugueses que ousou protestar contra as demissões compulsivas feitas pelo Estado Novo na universidade portuguesa em 1935.
Eis três razões suficientes que justificam a importância desta colaboração entre a ABJC e a Câmara que permitiu a realização, em tempos de centenário, da palestra Nos Princípios de Camões era Redondo proferida pelo Prof. Hélio Alves da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que, antes de terminar a sua palestra, apresentou de forma sucinta o seu livro que acaba de ser editado, Trinta anos de Camões: ensaios e intervenções (1991-2021).»
O Prof. Hélio Alves proferiu a sua palestra a três turmas do 12º e 11º anos. A sessão foi promovida pela ABJC em estreita colaboração com a direcção daquela Biblioteca, na pessoa de Dra. Graça Boavida, e foi integrada no Encontro Literário Literário "Palavras ao Vento" do corrente ano. A direcção da ABJC fez-se representar pelo respetivo presidente, Mário S. Teles e pelo vogal Augusto Fitas, a quem coube a apresentação da sessão.